Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dispositivo traduz notícias de jornal para a linguagem infanto-juvenil

Empresa paulista cria dispositivo digital gratuito para estimular a

O aplicativo Guten News criado em 2014 é um jornal digital para tablet que tem como meta principal incentivar a leitura de crianças e adolescentes. Por meio de jogos e atividades interativas, o dispositivo gratuito atrai o jovem para a leitura dos textos, que são notícias de jornal traduzidas para a linguagem infanto-juvenil.

 


O programa Nacional Jovem dessa quinta-feira (21) conversou com a fundadora do aplicativo, a paulista Danielle Brants. A empresária conta que foi por meio de pesquisas que percebeu a necessidade de algo que impulsionasse a leitura dos jovens. “A leitura ainda é um problema no Brasil”, conta Danielle, que quer ajudar a mudar esse cenário.

 


O jornal digital conta com notícias atuais que são escolhidas e reescritas pela equipe do aplicativo. Por exemplo, uma notícia recente foi sobre o aumento de casos de dengue pelo Brasil, a fundadora do aplicativo diz que antes de o jovem ler a notícia, ele responde a um quiz animado em que demonstra seus conhecimentos sobre os cuidados com a dengue e assim acumula pontos e pode compartilhá-los com os amigos. “Queremos quebrar o mito de que o aprender é algo chato”, fala Danielle que acrescentou ao aplicativo o caráter lúdico.

 


Escolas de São Paulo já utilizam a ferramenta em sala de aula, tanto os educadores como as crianças têm recebido o aplicativo muito bem, conta a empresária. O dispositivo por enquanto só está disponível para tablets com sistema IOS, a previsão é que para junho já esteja aberto para download gratuito na web.

 


Caso tenha se interessado pelo aplicativo, queira tirar dúvidas ou mandar sugestões acesse aqui o Guten News.

 


Confira a íntegra da entrevista no player acima!

 

 
Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 21/05/2015 - 21:50 e atualizado em 21/05/2015 - 18:38

Mais do programa