Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil conquista prêmio em Olimpíada Internacional de Astronomia

Estudantes brasileiros ganharam menções honrosas pelo alto desempenho

O Nacional Jovem dessa sexta-feira (14) recebeu a participação da estudante de 18 anos, Carolina Guimarães. A jovem integrou a equipe brasileira vitoriosa na 9ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que ocorreu entre os dias 26 de julho e 4 de agosto na cidade de Magelang, na Indonésia.

 

Carolina estuda em escola pública, onde participa do curso técnico de eletrotécnica. A estudante conta que a Olimpíada avalia conhecimentos como física aplicada à astronomia. “Em uma das provas a gente tinha que entrar num planetário, ver o céu projetado e, por exemplo, descobrir que estrelas faltavam [na projeção]”, explica.

 

A seleção para participar da competição começou aqui no Brasil, na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A estudante conquistou lugar num grupo de 5 selecionados que competiram com outros mil estudantes para alcançar a Olimpíada internacional.

 

“Foram meses estudando para as provas”, Carolina fala que contou com treinamentos de professores integrantes do OBA, a estudante recebeu indicação de exercícios e simulados. “Fico muito feliz de representar as meninas nessa área”, a estudante lamenta que as mulheres eram minoria na competição. “Espero que mude para que haja igualdade”, fala.

 

Confira a entrevista completa no player acima!


O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Olimpíada Quilombola vai reunir mais de 500 participantes no Pará

Abertas inscrições para a Olimpíada do Conhecimento Jurídico

Criado em 14/08/2015 - 21:35 e atualizado em 14/08/2015 - 18:14

Mais do programa