Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Índios do Xingu passam a oferecer alimentos com certificação orgânica

Representantes do Parque Indígena do Xingu participaram do Nacional

Nesta quinta-feira (3), o Nacional Jovem contou com a participação de vários representantes do Parque Indígena do Xingu. Os indígenas vieram à Brasília receber a permissão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), para certificar produtos orgânicos produzidos dentro da reserva, e aproveitaram para fazer uma visita à Rádio Nacional da Amazônia.

 

Os indios Yakari Kuikuro e Wareaiup Kaiabi, que integram a Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX) falaram aos ouvintes sobre o curso de formação em gestão territorial do Xingu, bem como a satisfação em ser a primeira certificadora indígena brasileira.

 

A gestão territorial em terras indígenas virou política pública oficial do governo federal com o intuito instaurar regras para garantir e promover a proteção, recuperação, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras e territórios indígenas.

 

Os indígenas relataram que o curso de formação contou com apoio do Instituto Socioambiental (ISA) e destacou que o curso foi muito importante para as lideranças jovens, o que oportunizou a eles conhecimentos sobre as novas tecnologias, que agora podem ser usadas como ferramentas na luta contra o desmatamento. “É triste olhar o desmatamento e como os fazendeiros se aproximam cada vez mais. Nós como lideranças jovens temos agora uma arma para entender a política do homem branco” afirma o índio Wareaiup Kaiabi.

 

Com relação a certificação, o mel do Xingu será o primeiro produto a ganhar o selo de qualidade sem precisar a recorrer a empresas privadas de certificação. Para Wareaiup, receber a permissão para comercializar foi uma luta. “Nós não acreditávamos, hoje estamos muito felizes”, conta o índio.

 

Confira a entrevista completa no player acima!

 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Indígenas do Parque do Xingu recebem certificação para comercializar orgânicos

Criado em 03/09/2015 - 22:46 e atualizado em 04/09/2015 - 07:57

Mais do programa