Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha quer incentivar que mulheres escolham profissões na área de exatas

Concurso quer contribuir para a redução das desigualdades de gêneros

O Fundo Social Elas lança Concurso Gestão Escolar para Equidade: Ela nas Exatas, que tem por objetivo encorajar a colocação de meninas em carreiras nas ciências exatas e naturais, desmistificando a ideia de que essas carreiras são exclusivamente masculinas. O Fundo é independente e busca promover o protagonismo e a liderança das mulheres. O lançamento é uma pareceria com o Instituto Unibanco e a Fundação Carlos Chagas.

 

O programa Nacional Jovem desta sexta-feira (9) conversou com a assessora de programas e responsável pelo projeto Elas nas Exatas, Silvana Lemos. A assessora conta que o concurso quer provocar nas jovens do Ensino Médio o interesse pelas carreiras de exatas.

 

Segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) 2013, 77% dos homens ocupam as vagas do curso de ciência da computação, o que, segundo Silvana Lemas, demonstra o quanto ainda há um preconceito com relação ao ingresso de mulheres nestas áreas. “Quantas vezes nós já vimos cenas de um irmão desmontando os carrinhos, e depois montando tudo novamente, e com isso ouvimos o pai dizendo: meu filho vai ser um engenheiro. Mas quando é uma menina desmontando a boneca, ela é repreendida, como se uma coisa fosse certa e a outra fosse errada”, ressalta.

 

Podem participar grupos de estudantes, grupos de professores e associações de pais e metres. Dez projetos serão selecionados e receberão até 30 mil reais. As inscrições vão até o dia três de novembro, e para se inscrever é só acessar um dos seguintes sites e checar o regulamento: Fundo Social Elas, Instituto Unibanco ou Fundação Carlos Chagas.


Silvana Lemos também disse que é importante a comprovação de uma parceria com a escola que receberá o projeto, e deu exemplos de quais tipos de projetos podem ser propostos. “Podem ser desenvolvidos games e aplicativos, bem como, podem propor feiras de ciências e rodas de conversas com pesquisadoras mulheres na área de física e química.”, destaca a entrevistada.


Confira a íntegra da entrevista no player acima!
 
 
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Racismo agrava desigualdade de gênero no DF e Entorno

Você defende os direitos das mulheres ou está fazendo gênero?

Criado em 09/10/2015 - 22:25 e atualizado em 13/10/2015 - 07:35

Mais do programa