Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Análise sobre redação do Enem 2015 é destaque no Nacional Jovem

Tema de redação gerou polêmica nas redes sociais por falar de

O Nacional Jovem desta segunda-feira (9) conversou com a coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Universidade de São Paulo (USP), Sandra Unbehaum. A coordenadora fez uma análise sobre a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, que abordou o tema: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

 

O tema proposto neste ano, ao abordar questões de violência e, ainda, especificar a mulher como  vítima, provocou um amplo e polêmico debate nas redes sociais e demonstrou como a sociedade  brasileira é resistente a inserir temas como as questões de gênero na educação. “Nos últimos meses, houve no país uma grande discussão com relação ao Plano Nacional de Educação, o que gerou reações de grupos mais conservadores. Acho que isso contribuiu para o tema do Enem causar uma certa polêmica”, destaca a entrevistada.

 

Sandra analisa que este tema está muito presente em nosso cotidiano e que faz sentido aparecer em um tema de redação do Enem. “É importante ver como os futuros profissionais nas diversas áreas pensam sobre este tema tão sério. Precisamos entender porque as mulheres são vítimas de violência por parte dos homens e porque os homens entram neste processo de abuso e violência contra suas mulheres”.

 

A coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da USP conta que essa discussão de gênero confunde a nossa sociedade. “A sociedade acha que  queremos que todos virem gay, mas o que queremos é que as desigualdades acabem. É isso que está por trás da discussão da violência proposta na redação”.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima!

 

Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local), na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 10/11/2015 - 11:14 e atualizado em 10/11/2015 - 09:02

Mais do programa