Conheça o projeto que transforma jovens e adolescentes em comunicadores

ONG Viração da voz a jovens e adolescentes
Jovens realizando a cobertura da X Conferência Nacional da Criança e do Adolescente, uma das Conferências Conjuntas de Direitos Humanos, em Brasília.
Jovens realizando a cobertura da X Conferência Nacional da Criança e do Adolescente, uma das Conferências Conjuntas de Direitos Humanos, em Brasília. Dilvulgação/Facebook/Agência Jovem de Notícias

O Nacional Jovem desta quinta-feira (2) conheceu mais de perto o trabalho desenvolvido pela Ong Viração Educomunicação, que é uma organização de comunicação que dissemina notícias produzidas por adolescentes e jovens. O bate-papo foi com o editor Bruno Ferreira, que contou que a Viração foi desenvolvida após a percepção da inexistência de um veículo de comunicação feito de jovens para jovens.
 
A Viração desenvolve produtos utilizando metodologias educomunicativas, como revistas, cartilhas, livros, e o site Agência Jovem de Notícias comandado por jovens educamounicadores que produzem conteúdos ligados aos direitos humanos promovendo, assim, práticas de educomunicação e mobilização entre jovens, adolescentes e educadores.
 
O programa também conversou com o jovem cearense Kauã Furtado, que por meio da Viração foi recrutado para participar da conferência e junto a outros jovens foi responsável por publicar todos os conteúdos produzidos no site da Agência Jovem de Notícias. Para Kauã o trabalho desenvolvido dentro da Conferência foi muito importante. “Produzimos comunicação, fizemos entrevistas, fizemos intervenções, perguntamos pra galera, o que a galera queria responder e nós fizemos isso pra mostrar que a comunicação abre portas para tudo”, afirma o jovem entusiasmado.
 
Bruno Ferreira explicou a importância de um jovem fazer comunicação,  fazer intervenções, e saber dialogar com autoridades adultas, dando voz também para outros adolescentes. Para o editor, proporcionar ao jovem essa percepção, faz com que o projeto se torne um instrumento forte. “O nosso papel ao promover essas coberturas educomunicativas é exatamente estabelecer essa ponte, esse dialogo entre adolescentes, jovens e gestores públicos”, diz.
 
O recrutamento dos adolescentes e jovens vem de uma parceria que a Ong Viração estabelece com o governo e com organizações que fazem parte da elaboração do evento. Após, a seleção dos jovens e dos adolescentes a Viração oferece uma oficina preparatória. Interessados a participar do projeto também podem entrar em contato pelo e-mail: redacao@viracao.org, nas redes sociais: @viracao e no facebook: Agência Jovens de Notícias.
 
Confira a íntegra da entrevista no player acima!
 
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.

Nacional Jovem
em
03/06/2016 - 07:45
atualizado em
03/06/2016 - 07:43