Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o projeto que transforma jovens e adolescentes em comunicadores

ONG Viração da voz a jovens e adolescentes

O Nacional Jovem desta quinta-feira (2) conheceu mais de perto o trabalho desenvolvido pela Ong Viração Educomunicação, que é uma organização de comunicação que dissemina notícias produzidas por adolescentes e jovens. O bate-papo foi com o editor Bruno Ferreira, que contou que a Viração foi desenvolvida após a percepção da inexistência de um veículo de comunicação feito de jovens para jovens.

 

A Viração desenvolve produtos utilizando metodologias educomunicativas, como revistas, cartilhas, livros, e o site Agência Jovem de Notícias comandado por jovens educamounicadores que produzem conteúdos ligados aos direitos humanos promovendo, assim, práticas de educomunicação e mobilização entre jovens, adolescentes e educadores.

 

O programa também conversou com o jovem cearense Kauã Furtado, que por meio da Viração foi recrutado para participar da conferência e junto a outros jovens foi responsável por publicar todos os conteúdos produzidos no site da Agência Jovem de Notícias. Para Kauã o trabalho desenvolvido dentro da Conferência foi muito importante. “Produzimos comunicação, fizemos entrevistas, fizemos intervenções, perguntamos pra galera, o que a galera queria responder e nós fizemos isso pra mostrar que a comunicação abre portas para tudo”, afirma o jovem entusiasmado.

 

Bruno Ferreira explicou a importância de um jovem fazer comunicação,  fazer intervenções, e saber dialogar com autoridades adultas, dando voz também para outros adolescentes. Para o editor, proporcionar ao jovem essa percepção, faz com que o projeto se torne um instrumento forte. “O nosso papel ao promover essas coberturas educomunicativas é exatamente estabelecer essa ponte, esse dialogo entre adolescentes, jovens e gestores públicos”, diz.

 

O recrutamento dos adolescentes e jovens vem de uma parceria que a Ong Viração estabelece com o governo e com organizações que fazem parte da elaboração do evento. Após, a seleção dos jovens e dos adolescentes a Viração oferece uma oficina preparatória. Interessados a participar do projeto também podem entrar em contato pelo e-mail: redacao@viracao.org, nas redes sociais: @viracao e no facebook: Agência Jovens de Notícias.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima!

 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Região Norte se destaca no Concurso Internacional de Cartas dos Correios

Política de Classificação Indicativa de programas de TV corre perigo

Criado em 03/06/2016 - 10:45 e atualizado em 03/06/2016 - 07:43

Mais do programa