Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o Bilhete de Viagem do Jovem

Benefício garante vagas gratuitas ou com desconto para viagens

Nacional Jovem conversou com o secretário nacional de juventude, Bruno Moreira Santos, sobre um benefício que jovens de baixa renda poderão usufruir,  possuindo acesso gratuito ao transporte interestadual de passageiros, em trens e ônibus, em todo o Brasil, a partir deste ano - o Bilhete de Viagem do Jovem. 

 

Segundo o secretário, as prestadoras dos serviços deverão reservar, em linhas regulares, duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto mínimo de 50%, em cada veículo ou comboio ferroviário de serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Ele explica que o estudante deve solicitar o bilhete até três horas antes da viagem, através da geração de um cartão virtual, em aplicativos de celular ou com a impressão de declaração em documento físico. "O jovem deve estar inscrito no Cadastro Único do governo federal", destaca. 

 

Bruno Moreira também conta que caso alguma empresa recuse o benefício, o jovem deve procurar a ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), disque 166, e fazer a denúncia com horário, local e motivo da recusa, que a Secretaria Nacional de Juventude junto com a ANTT e a ouvidoria do programa ID Jovem, acionarão a empresa judicialmente, por descumprimento de lei federal.

 

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima e saiba tudo sobre o Bilhete de Viagem do Jovem.



Saiba como viajar sem gastar muito

Criado em 20/09/2016 - 19:33 e atualizado em 20/09/2016 - 16:33

Mais do programa