Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Inep lança Cartilha do Participante na Redação do Enem 2016

Objetivo é tornar transparente a metodologia de avaliação

O programa Nacional Jovem, desta segunda-feira (24), conversa com o diretor de operações do Missão Universitário (Missu), Caio Carvalho, sobre a  Cartilha do Participante na Redação do Enem 2016,  divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que tem o objetivo de ajudar os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a elaborar a redação.

 

A redação do Enem este ano exigirá a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. No dia da prova, o aluno será apresentado a um tema e também a uma coletânia de texto como apoio, e deverá desenvolver uma tese, emitindo sua opinião a respeito do tema proposto.

 

Caio Carvalho explica que o estudante deve emitir sua opinião propondo intervenções à problemática apresentada no tema. "A conclusão deve ser apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão. A tese não deve apenas dissertar a respeito do tema, mas também propor uma interveção", explica.

 

A redação será feita no segundo dia da prova, que serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A cartilha tem a finalidade de tornar transparente a metodologia de avaliação, de acordo com seus critérios e competências exigidas.

 

Para acessar a Cartilha do Participante na Redação do Enem 2016,  acesse o site: http://portal.inep.gov.br/

 

Ouça a entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.

 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Rádio Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 24/10/2016 - 18:29 e atualizado em 24/10/2016 - 16:35

Mais do programa