Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a Teoria de Resposta ao Item nas provas do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos próximos dias 3 e

O Programa Nacional Jovem conversou com diretor de operações do Missão Universitário (Missu), Caio Carvalho, sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Segundo o diretor de operações do Missu, a TRI é a metodologia estatística responsável pelo cálculo da nota da prova do Enem. De acordo com ele,  a Teoria de Resposta ao Item leva em conta três parâmetros: o nível de dificuldade das questões, parâmetro discriminatório e o parâmetro de acerto casual. 

 

Caio Carvalho explica que na escala TRI a questão mais difícil vai valer um peso maior na nota. “Se você eventualmente faz uma prova mais difícil, e é possível que uma prova seja mais difícil que a outra. Elas vão ter um a escala relativamente diferente. A questão mais difícil, ela vale mais para o aluno também”, explica.

 

Ele também falou que a avaliação do TRI prevê se o aluno “chutou” ou não a resposta da questão. O Enem vai avaliar um conjunto de habilidades das mais simples até as mais complexas. Caso o aluno demostre que não domina as habilidades mais simples, não tem como o aluno acertar as questões que exigem habilidades mais complexas, garantindo peso menor na nota.


O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos próximos dias 3 e 4 de dezembro de 2016. 

 


Ouça a entrevista no player acima.




O programa Nacional Jovem vai ao ar, de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Rádio Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 28/11/2016 - 18:16 e atualizado em 28/11/2016 - 17:03

Mais do programa