Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jornalista brasileira escreve livro-reportagem sobre Malala

Adriana Carranca relata emocionante história da adolescente

O programa Nacional Jovem conversou com a jornalista e escritora, Adriana Carranca. Ela falou sobre o livro que escreveu,  Malala - A menina que queria ir para a escola.  A obra conta a história da adolescente paquistanesa, Malala Yousafzai, de 14 anos, que foi baleada por membros talibãs por defender a educação feminina e que, devido à sua luta, foi a mais jovem ganhadora do Nobel da Paz de 2014. O livro aborda ainda um tema de extrema importância para o público infantil, que é a discussão sobre direitos humanos.

 

 

Adriana Carranca já cobriu a guerra no Afeganistão e Paquistão, e mergulhou no universo de países muçulmanos como Irã, Egito, Indonésia e nos territórios palestinos. Ela escreve, principalmente, sobre conflitos, intolerância religiosa e direitos humanos, especialmente sobre a condição das mulheres. Devido à sua trajetória, Adriana foi convidada a escrever o livro, assim que Malala sofreu o atentado. Segundo a jornalista, esse é um livro-reportagem, voltado para o público infantil.

 

 

De acordo com a escritora, a história de Malala vai muito além de um conto de fadas: “Esse livro fala de uma luta que vai além da disputa por territórios. Fala da luta de uma menina, que decide que não vai se casar tão cedo, pois lá as meninas se casam com 12 ou 13 anos, porque quer estudar e não quer depender de nenhum príncipe encantado para ser feliz. É uma história contemporânea de luta pelos direitos femininos”, relata.

 

 

Adriana conta que o mais emocionante na história de Malala é a simplicidade com que uma pessoa pode mudar o mundo. E disse que requer primeiro uma mudança interna para que, em seguida, ocorra a transformação exterior.

 

 

Ouça a íntegra da entrevista, no player acima.

 

 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Rádio Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Projeto de Reformulação do Ensino Médio: entenda mudanças propostas

Criado em 17/11/2016 - 17:11 e atualizado em 17/11/2016 - 15:11

Mais do programa