Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto resgata tradições da cultura africana

Inspirado por bonecas Abayomi que eram símbolos de resistência,

O programa Nacional Jovem, desta sexta-feira (18),  para marcar o Dia da Consciência Negra que será celebrado no próximo domingo (20), conversou com a artesã e arte educadora Cláudia Muller sobre o projeto “Arte e Ylê”. O projeto resgata tradições do universo negro brasileiro e etnias africanas, valorizando a diversidade cultural.

 

Segundo a artesã, o projeto foi inspirado pela arte histórica das bonecas Abayomi que eram símbolos de resistência, tradição e poder feminino. Ainda de acordo com ela, as Abayomis eram feitas de cordas dos navios ou retalhos de roupas.

 

Cláudia conta que para as mães africanas, as bonecas eram como um talismã. “Cada nozinho dado simbolizava um pedido de amor, esperança e fé. Ao descer do navio, as mães africanas davam as bonecas aos seus filhos, e com elas iam toda a cultura do país e a história dos seus ancestrais,” diz a artesã.

 

Ouça a entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.

 


O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Rádio Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 18/11/2016 - 23:45 e atualizado em 18/11/2016 - 21:41

Mais do programa