Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

França e Croácia, uma final inédita

Europa vai ampliar vantagem sobre sul-americanos. Serão 12 títulos contra 9

No AR em 14/07/2018 - 14:57

A vigésima primeira Copa do Mundo termina neste domingo, dia 15 de julho, com a realização da partida final envolvendo as seleções da França e da Croácia.

A primeira fase foi disputada por 32 seleções, sendo marcada pela eliminação da Alemanha, campeã de 2014, e que terminou em último lugar no grupo F. Das cinco sul americanas quatro conseguiram passar para a segunda fase mas nenhuma delas chegou nas semifinais onde só atuaram seleções europeias.

A Bélgica conseguiu sua melhor posição em Copas ao derrotar a Inglaterra por 2 a 0 na disputa do terceiro lugar.

A grande final deste domingo vai envolver a campeã de 98, a França, contra uma estreante em final de Copa, a Croácia, terceira colocada também em 98.

Os franceses são treinados por Didier Deschamps, capitão da equipe na final de 98, e que pode se tornar o terceiro esportista campeão do mundo como jogador e treinador. Os dois primeiros foram o brasileiro Zagallo e o alemão Franz Beckenbauer.

Para chegar na final a França foi cabeça de chave do grupo C e ficou em primeiro lugar do grupo ao derrotar a Austrália por 2 a 1, o Peru por 1 a 0 e empatar com a Dinamarca no único zero a zero da Copa. Nas oitavas de final derrotou a Argentina por 4 a 3, nas quartas derrotou o Uruguai por 2 a 0, e nas semifinais ganhou da Bélgica por 1 a 0. Foram 6 jogos com 5 vitórias e um empate. Antoine Griezmann e Kylian Mbappe são os artilheiros da França com 3 gols cada.

A Croácia chega pela primeira vez numa final de Copa e é a décima terceira seleção a conseguir esta marca. Não foi cabeça de chave, mas ficou em primeiro lugar no grupo D. Ganhou da Nigéria por 2 a 0, ganhou da Argentina por 3 a 0 e ganhou da Islândia por 2 a 1. Na fase eliminatória, passou por 3 prorrogações e duas disputas de tiros livres. Nas oitavas, eliminou Dinamarca nos tiros livres depois de 1 a 1 no tempo regulamentar e prorrogação. Nas quartas de final, ganhou da Rússia nos tiros livres depois de 2 a 2 no tempo regulamentar e prorrogação. Já nas semifinais, ganhou da Inglaterra na prorrogação por 2 a 1.

Fez 12 gols e sofreu 5. Luka Modric e Mario Mandizukic são os artilheiros croatas com 2 gols cada.

O jogo deste domingo começa ao meio dia, horário de Brasília, correspondente às 6 da tarde, em Moscou.

O trio de arbitragem será argentino tendo Nestor Pitana como árbitro central auxiliado por Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti.

 

 

Tags:  Copa 2018

Criado em 14/07/2018 - 15:04 - Episódio Partida final da Copa