Rádio Nacional da Amazônia

11.780KHz e 6.180KHz No ar: Alô BrasilOuvir
Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ), Manuas, Amazonas
Número de apreensões é resultado da maior fiscalização nos procedimentos de revista
Embarcação no Amazonas
Saiba o que é preciso fazer para garantir esse benefício
Torre vai auxiliar nos estudos sobre o clima
A construção está localizada a 150 km de Manaus e é o maior centro de estudos climáticos do mundo

Sobre

Sobre a Rádio Nacional da Amazônia

A Rádio Nacional da Amazônia é um canal de comunicação popular que fortalece o elo entre as comunidades da Amazônia, valorizando e divulgando a diversidade cultural da região. 

Inaugurada em 1 de setembro de 1977, a emissora transmite em ondas curtas para a região amazônica, com cobertura de mais da metade do território nacional. Atinge, potencialmente, 60 milhões de habitantes, com um sinal que chega em toda a região norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados.

Características da programação

Integração: no ar 24 horas por dia, a emissora leva informações a moradores/as de áreas rurais, ribeirinhas e fronteiriças, onde outros veículos de comunicação têm dificuldade de acesso. Integra a população da Amazônia Legal a outros estados brasileiros por meio da programação e de mensagens que possibilitam até reencontros entre familiares. Agricultores, professores, pescadores, atendentes, artesãos, estudantes, idosos, comerciantes, quebradeiras de coco são parte de nossos/as ouvintes.

Educação: os programas abordam temas que contribuem para a formação dos/as ouvintes como cidadãos e cidadãs. Muitos dos temas são sugeridos pelos/as ouvintes e atendidos, sempre que possível, pela produção dos programas.

Jornalismo: o Jornal da Amazônia está no ar de segunda à sexta-feira em duas edições. A primeira às 7h45 e a segunda às 12h20 (horários de Brasília). O Repórter Amazônia vai ao ar às 18h30. A transmissão acontece pelas ondas curtas, via satélite, e pela internet através do site das Rádios EBC. 

Radiodrama: as radionovelas ocupam um espaço privilegiado na história da emissora e no imaginário dos/as ouvintes. Com criatividade e dedicação, exercendo um trabalho de pesquisa temática, a equipe da Rádio faz dramatizações que abordam temas atuais, como a prevenção das queimadas e o combate ao trabalho escravo.

Diversidade: MPB, músicas da Amazônia, cultura indígena, tradição nordestina compõem o conteúdo de nossos programas.

Pan-Amazônia: o Brasil integra a Pan-Amazônia com outros 7 países latino-americanos. Biodiversidade e semelhanças culturais são características da região. A Nacional da Amazônia responde também a este desafio.

Central do Ouvinte

A Central do Ouvinte da Rádio Nacional é um importante canal de comunicação entre as emissoras e a sociedade. Tendo como meta a produção de uma programação pautada pelo interesse do cidadão, a Rádio Nacional implantou a Central do Ouvinte. O objetivo é dar voz à população cada vez mais para que ela influencie positivamente as pautas das emissoras dando sugestões ou fazendo reclamações e denúncias. Isso é importante também porque consolida o papel da empresa como veículo de comunicação pública.

A Central do Ouvinte tem três objetivos principais. O primeiro é que ela se torne um canal verdadeiro de interação com o ouvinte para que ele participe com opiniões, sugestões e críticas. O segundo papel da Central do Ouvinte é que ela deve se tornar fonte de pauta para a programação e o jornalismo das emissoras. E terceiro, e não menos importante, é que a Central preste um serviço público para os ouvintes que necessitam do rádio para sua comunicação com a comunidade.

A Central do Ouvinte recebe as ligações e as cartas enviadas para as emissoras. Funciona nos dias úteis das 8h às 19h atendendo o ouvinte da Rádio Nacional AM de Brasília, Rádio Nacional FM de Brasília e da Rádio Nacional da Amazônia.

Equipe da Central do Ouvinte: Antônio Carlos Santos, Bruna Alves, Gaby Hertha e Sueli Silva.

Coordenação: Luciana Couto

Contato: 

(61) 3799.5474 / 3799.5471/ 3799.5529
Endereço: RÁDIO NACIONAL DA AMAZÔNIA
CAIXA POSTAL 258 CEP: 70359-970
Email: centraldoouvinte@ebc.com.br

Ouça aqui