Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ambientalista explica a diferença entre Floresta Nacional e Área de Proteção Ambiental

Biólogo do Instituto Socioambiental fala do projeto de lei que diminui a Floresta Nacional do Jamanxim

Natureza Viva

No AR em 16/07/2017 - 12:00

Na última quinta-feira (13), o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para diminuir a Floresta do Jamanxim, no Pará. De acordo com a proposta, quase 350 mil hectares da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim passariam a integrar uma Área de Proteção Ambiental (APA).

Em entrevista ao programa Natureza Viva deste domingo (16), o biólogo e ambientalista do Instituto Socioambiental (ISA), Ciro Campos, explicou que a APA é um tipo de unidade de conservação onde é permitido realizar qualquer tipo de atividade, inclusive mineração. Terras podem ser vendidas e compradas, e é permitido até mesmo o corte raso. Já na Flona, o grau de proteção é bem maior. A terra é pública, não pode ser vendida. Só é permitida a exploração sustentável e manejada de madeira.

Segundo o biólogo, a mudança significa muito em termos de natureza e, na prática, significa muito mais desmatamento para os próximos anos.

Confira a entrevista na íntegra clicando no player acima.

O Natureza Viva vai ao ar todos os domingos, às 6h na Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h nas rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e MEC AM do Rio de Janeiro.

Criado em 16/07/2017 - 12:19

Mais do programa