Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ações para as mudanças climáticas no Brasil ainda são tímidas, diz diretor do Ipam

Ouça entrevista concedida ao programa Natureza Viva neste domingo (11)

Natureza Viva

No AR em 11/03/2018 - 09:00

O programa Natureza Viva celebra neste domingo o Dia Nacional da Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas, lembrado sempre em 11 de março.

Ações sobre o assunto no Brasil ainda caminham a passos lentos, de acordo com o diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), André Guimarães.

O órgão lançou uma cartilha com perguntas e respostas sobre o aquecimento gloral há oito anos e, um ano depois, esta cartilha foi transformada em um CD que foi distribuído por toda a Amazônia, por meios das emissoras EBC. No entanto, atualmente, a questão ainda é tratada de forma branda tanto no entendimento quanto nas ações para reverter esse processo, segundo André Guimarães. "A sociedade tem condições e tecnologia para reverter, mas a gente precisa é trabalhar mais rápido, mais forte para que as implicações das mudanças climáticas sejam minimizadas para a sociedade no futuro", afirma o diretor.

Em 2015, quase 200 países assinaram o Acordo de Paris para estabelecer compromissos de reduzir suas emissões e atingir um maior equilíbrio climático em todo o mundo. Nesse contexto, Guimarães diz que o compromisso brasileiro é a redução do desmatamento. "O grande papel do Brasil no mundo hoje, do ponto de vista da mitigação das mudanças climáticas, é reverter o processo de desmatamento, em especial na Amazônia, onde ainda estamos engatinhando", critica.

Saiba mais sobre o assunto no player. O Natureza Viva vai ao ar todo domingo, das 8h às 10h da manhã.

Criado em 11/03/2018 - 11:02 - Episódio Natureza Viva

Mais do programa