Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Historiadora Mary Del Priore reconta o descobrimento do Brasil

Em entrevista ao Natureza Viva, professora conta versão do descobrimento de Cabral

Natureza Viva

No AR em 22/04/2018 - 11:20

No dia 22 comemora-se o Descobrimento do Brasil por Cabral em 1500. Mas o que será que ainda falta descobrir? Sobre este assunto, o programa conversou com uma das maiores especialistas em História do Brasil, com doutorado em História Social na Universidade de São Paulo e pós-doutorado na França, Mary Del Priore.

Descobrimento ou achamento? Vamos entender um pouco mais dessa história. A historiadora fala sobre essa dúvida na entrevista, e discorre também sobre a carta de Pero Vaz de Caminha.

Segundo Mary Del Priore os índios já conheciam a agricultura, como o cultivo da mandioca. "Sem a sabedoria das nações indígenas, certamente os portugueses não aguentariam por muito tempo. O Sérgio Buarque de Hollanda tem um livro belíssimo que ele mostra como os índios vão ensinar aos brancos a buscar mel, a assoviar como determinados pássaros, entre outros", relata ela sobre essa importante troca.

Ouça a entrevista, na íntegra, no player acima.

Natureza Viva vai ao ar todo domingo, às 6h na Rádio Nacional do Alto Solimões, e às 8h nas rádios Nacional da AmazôniaNacional de Brasília e MEC AM.

Criado em 22/04/2018 - 11:46

Mais do programa