Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Natureza Viva alerta sobre ataques de lagartas no Distrito Federal

Existe uma infinidade de espécies de lagartas, mas é necessário identificar a perigosa Lonomia, diz especialista

Natureza Viva

No AR em 20/05/2018 - 10:00

A partir de uma sugestão do ouvinte Luiz Antonio de Assis, morador do Park Way, em Brasília, sobre o ataque de lagartas, o Natureza Viva convidou a médica do Centro de Informações e Atendimento Toxicológico (Ciatox), do SAMU-DF, Vilma Del Lama. Ela explica que o centro está trabalhando com o controle e o recolhimento desses animais. No entanto, a maioria das ocorrências de queimaduras que chegaram não é do gênero Lonomia.

Ouça a entrevista no player abaixo:


Segundo a médica, há uma infinidade de lagartas. As ocorrências que chegaram são de quatro ou cinco gêneros diferentes e todas são urticantes e causam dor, eritema, edema e até enfartamento ganglionar.

No caso da Lonomia, ela é a única que existe o soro, mas todos os animais peçonhentos são classificados para que os médicos administrem a medicação adequada.

Uma vez em contato com a lagarta, é preciso lavar o local, fazer compressas frias para aliviar a dor e ligar para o Ciatox que existe em todas os estados. Uma dica da médica é para que essas lagartas sejam recolhidas para fins de produção de soro.

Vilma alertou ainda sobre a infestação de escorpiões nas cidades. Os escorpiões gostam de lugares fechados e escuros, mas também se aninham no meio de roupas de cama e toalhas, acumuladas em determinados cantos.

Em caso de qualquer tipo de acidentes com animais peçonhentos, ligue para o telefone do Ciatox: 0800 644 6774, 0800 722 6001 e celular (61) 9 9288-9358, exclusivo para fotos dos bichos.

O Natureza Viva vai ao ar todo domingo, às 6h na Rádio Nacional do Alto Solimões, e às 8h nas rádios Nacional da AmazôniaNacional de Brasília e MEC AM.

 

Criado em 20/05/2018 - 10:29 - Episódio Natureza Viva

Mais do programa