Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você já ouviu falar na Síndrome do Imperador? Psicóloga explica como lidar

Mães e avós devem estar atentas para colocar limites nos filhos e netos e ensiná-los a lidar com as frustrações

Natureza Viva

No AR em 13/05/2018 - 10:55

Como hoje é dia de ouvir, principalmente, as mães, é importante tratar de um assunto sério. Você já ouviu falar na Síndrome do Imperador? Quem explica é a educadora, psicóloga, cofundadora da Unipaz no Brasil e vice-reitora da rede Unipaz, Lydia Rebouças.

"O que é chamado de Síndrome do Imperador é o que, na verdade, as pessoas já dizem quando ouvem alguém falando: age como um reizinho. Então, são as crianças que acabam mandando na família inteira. Tudo tem que acontecer do jeito que elas querem. Muitas vezes, isso ocorre pela culpabilização dos pais que hoje em dia trabalham muito. Então, eles acabam, em função do cansaço ou pela culpa, deixando essas crianças sem limites", comenta.

Segundo Lydia, é preciso impor limites e, principalmente, saber conversar. Para a psicóloga, essas crianças têm baixa resistência à frustração e, com isso, crescem muito bonitas mas, na hora em que você tira a redoma, elas não têm condições de lidar com o meio. 

O Natureza Viva vai ao ar todo domingo, às 6h na Rádio Nacional do Alto Solimões, e às 8h nas rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e MEC AM.

Criado em 13/05/2018 - 11:12

Mais do programa