Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mudanças climáticas são cada vez mais sentidas pelas populações indígenas

Em entrevista ao programa, indígena Maria Valdeni comenta sobre o I Módulo do curso oferecido pelo ISA - Instituto Socioambiental

Natureza Viva

No AR em 11/06/2018 - 15:32

O Natureza Viva ouviu o relato contundente da indígena Maria Valdeni de Mâncio Lima, da Terra República Nukini, no Acre. De 1 a 3 de junho, ela  esteve em Brasília participando do Módulo I de Formação em Mudanças Climáticas e Incidência Política, promovido pelo  ISA - Instituto Socioambiental junto aos povos indígenas das regiões Norte e Nordeste. 

"Eu tenho 47 anos e já sinto isso. Mudou muito da minha infância pra cá. Nesses últimos 10 anos a gente está sentindo muito os rios, os igarapés. A água tá diminuindo, o clima tá variando, a floresta tá secando. Também está diminuindo os alimentos. O que mais me tocou é a perda de várias espécies e na alimentação", diz ela. E acrescenta: "Eu não sou contra o desenvolvimento do país. Eu sou contra as leis que são criadas e que não respeitam as populações tradicionais". 

O II Módulo do curso está previsto para setembro. 

Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

Natureza Viva vai ao ar todo domingo, às 7h, na Rádio Nacional do Alto Solimões; e, às 8h, nas rádios Nacional da AmazôniaNacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 11/06/2018 - 15:50

Mais do programa