Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Falta de transparência e informação sobre terras públicas causa conflitos entre fazendeiros na Amazônia

Pesquisa do Imazon feita em oito estados amazônicos aponta a falta de divulgação das informações pelos órgão fundiários

Natureza Viva

No AR em 09/12/2018 - 12:53

Disputas entre fazendeiros e madeireiros se acirram na Amazônia por falta de transparência nas informações. A prática de crimes como grilagem e desmatamento ilegal e conflitos locais pela posse da terra são frutos desse problema.

O programa Natureza Viva de hoje (9) conversou com Brenda Brito, doutora em Ciência do Direito pela Universidade de Standford (EUA) e pesquisadora do Imazon, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia sobre um estudo feito pelo instituto que apontou uma falha na divulgação das informações e transparência pelos órgãos fundiários.

O objetivo do estudo foi avaliar em oito estados da Amazônia como os órgãos fundiários estaduais estão aplicando a Lei de Acesso da Informação. Para a especialista há uma falha na divulgação das informações por parte dos órgãos fundiários. “A terra é pública. Logo, a informação também tem que ser pública. Estamos falando de patrimônio”, ressalta.

As informações completas sobre a transparência de órgão fundiários estaduais na Amazônia Legal estão disponíveis no site www.imazon.org.br.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 09/12/2018 - 13:02

Mais do programa