Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe quanto custa plantar uma floresta?

Conheça a plataforma do Instituto Escolhas que calcula o investimento

O Instituto Escolhas disponibilizou nesta quarta-feira (21), uma plataforma digital #Quantoé? Plantar Floresta que ajuda estimar o valor necessário para recuperar a área de floresta nas propriedades rurais brasileiras e o retorno econômico que essa floresta poderia gerar. Nela, a pessoa seleciona no mapa a macrorregião onde está a área a ser recuperada, insere o tamanho (em hectares) e a plataforma propõe oito modelos de recuperação de floresta para que o interessado escolha, dependendo do grau de degradação da área e sua finalidade (área de preservação permanente, reserva legal ou somente florestamento), com ou sem intenção de retorno financeiro.  A plataforma permite que o proprietário calcule o valor do que precisa investir combinando diferentes modelos de recuperação de florestas, com porções variadas de cada um desses modelos, estimando o valor para cada uma dessas combinações.

 

A plataforma foi inspirada no estudo que o Instituto Escolhas realizou para a Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura, que estimou o investimento que o Brasil teria que fazer para cumprir uma das metas apresentadas na Conferência do Clima de 2015 em Paris – a de restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares até 2030. “Queremos, ainda, ajudar proprietários rurais que precisam adequar suas propriedades ao Código Florestal, recuperando passivos florestais, a estimar o quanto precisa investir para isso. Queremos demonstrar que plantar floresta não precisa ser visto como custo nem ônus, e sim um investimento no futuro sustentável do Brasil”, diz Sérgio Leitão, diretor de Relações com a Sociedade do Escolhas.

 

 

E é Sérgio Leitão que conversa com Mara Régia no programa Natureza Viva deste domingo(25) sobre este assunto.

 

A #Quantoé? plantar floresta está disponível gratuitamente no endereço http://quantoefloresta.escolhas.org/ e no site do Escolhas (http://escolhas.org/), para navegação em computador, tablet e celular. A tabela de cálculos também está aberta e disponível para download, para amplo acesso aos dados.

 

 

Os domingos começam com muita informação e debates sobre sustentabilidade nas Rádios EBC. É o Natureza Viva, que, a partir da Nacional da Amazônia abre espaço nas ondas sonoras das rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional do Alto Solimões e MEC AM Rio para discussões entre lideranças rurais da Amazônia, como ribeirinhos, pescadores, seringueiros, quebradeiras de coco babaçu, trabalhadores extrativistas, indígenas, associação de jovens e de mulheres, além de dicas para preservação do meio ambiente. Conheça um pouco mais sobre os biomas brasileiros nesta grande rede, todo domingo, às 08h - e no horário local da Nacional do Alto Solimões às 06h. A apresentação é de Mara Régia.



Criado em 25/09/2016 - 16:22 e atualizado em 26/09/2016 - 11:26

Mais do programa