Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto de esgrimistas quer reunir a história da modalidade no país

Iniciativa quer resgatar memória do esporte e construir elo acadêmico

No Mundo da Bola

No AR em 26/06/2020 - 07:40

O falecimento, em março, do russo Gennady Miakotnykh, técnico de esgrima do Pinheiros e da seleção brasileira, foi determinante para dois atletas da modalidade colocarem em prática uma ideia, que surgiu em 2011: contar a trajetória desse esporte no Brasil. A semente da enciclopédia on-line "Memória da Esgrima Brasileira" foi plantada em Fernando Scavasin e Heitor Shimbo, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, após a conquista da medalha de bronze por equipes, no florete masculino. A falta de informação fez com que, à ocasião, nem eles tivessem a dimensão do feito.

O projeto foi lançado no último sábado (20). O acervo é dividido em 16 categorias, como apostilas de treino, histórico de atletas e de delegações brasileiras e publicações científicas, entre outros. Um dos desafios, segundo Fernando Scavasin, é desvendar o princípio da esgrima no Brasil. Outro é aproximar a modalidade das universidades, divulgando e incentivando trabalhos acadêmicos.

Mas, afinal, e aquela medalha de 2011? Segundo a "Memória da Esgrima Brasileira", ela foi a primeira do florete masculino por equipes em Pans. O acervo pode ser conferido no site do Instituto Touché.

Tags:  esgrima

Criado em 26/06/2020 - 07:40

Mais do programa