Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça mais sobre o Lied no Caderno de Música

No programa, obras de Arnold Schoenberg e Franz Schubert

Caderno de Música

No AR em 22/09/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (22) fala um pouco mais sobre o Lied, com destaque para as obras do maior representante do gênero: Franz Schubert

Ouça no player acima.

Um Lied é um tipo de canção própria da cultura germânica, normalmente composta para voz e canto. O estilo foi consolidado no período Romântico, com destaque para Beethoven, considerado o criador do gênero, além de Schumann, Brahms, Hugo Wolf e Franz Schubert, este último tido como o principal representante do Lied. 

Schubert não só foi o responsável pela consolidação do Lied, como também foi o autor das principais obras do gênero. Ele escreveu mais de 600 lieder, sobre textos de autores diversos, de Shakespeare a Goethe. 

Os compositores das gerações seguintes deram toques cada vez mais pessoais ao gênero. Mahler substituiu o piano por orquestra e escreveu ciclos de canções para serem executadas em grandes salas de concerto. E, mais atualmente, compositores da música atonal, como Arnold Schoenberg e Anton Webern, compuseram o lieder em seus próprios estilos. 

O Caderno de Música vai ao ar no sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 19/09/2018 - 17:10

Mais do programa