Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, é a ópera de destaque deste domingo

No elenco, os solistas Ramon Vargas, Sonia Ganassi e Roberto Servile. Regência de Will Humburg.

Ópera Completa

No AR em 23/09/2018 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (23) traz “O Barbeiro de Sevilha”, ópera cômica em dois atos de Gioacchino Rossini.

“O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, possui o libreto de Cesare Sterbini e é inspirado na peça de mesmo nome do dramaturgo francês Pierre Beaumarchais. A obra de Beaumarchais e seu conhecidíssimo personagem, Fígaro, ainda aparece em duas outras óperas, “As bodas de Fígaro”, de Mozart, e “O Barbeiro de Sevilha”, de Paisiello. Inclusive, “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini não obteve muita aceitação do público em sua estreia justamente por conta do grande sucesso que a ópera de Paisiello já tinha alcançado em 1787. A ópera de Rossini foi apresentada pela primeira vez no Teatro Argentina, em Roma, no ano de 1816 com o nome de “Almaviva”, ou “A inútil precaução”. Somente após as primeiras récitas que “O Barbeiro de Sevilha” recebeu seu nome definitivo.

“O Barbeiro de Sevilha” possui inúmeras passagens conhecidas, sendo a mais famosa de todas a cavatina "Largo al factotum", cantada pelo personagem Fígaro logo no primeiro ato, quando, a um certo ponto, ele começa a repetir seu próprio nome de forma rápida e exaustiva. A música ficou muito famosa principalmente após ter sido utilizada em episódios dos desenhos animados Pica-Pau e Pernalonga. 

O programa traz uma gravação com o barítono Roberto Servile, como Fígaro, a contralto Sonia Ganassi, como Rosina, e o tenor Ramon Vargas, como o Conde Almaviva, além do Coro da Rádio Húngara e Orquestra de Câmara Failoni, de Budapeste, sob a regência de Will Humburg.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo (23), às 15h, na MEC FM.

Criado em 21/09/2018 - 14:11

Mais do programa