Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira mais da vida e obra de Leopoldo Miguez

No programa, obras sinfônicas e pianísticas deste compositor, considerado um dos principais representantes do Romantismo Musical Brasileiro

Música e Músicos do Brasil

No AR em 21/10/2018 - 18:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (21) traz a segunda parte do programa sobre a vida e obra do compositor romântico brasileiro Leopoldo Miguéz

Ouça no player acima.

A música de Leopoldo Miguéz foi fortemente influenciada por compositores europeus com visão mais futurista, como Liszt, Berlioz e, principalmente, Richard Wagner. Em 1884, após um longo período estudando e trabalhando na Europa, Miguéz retorna ao Brasil e passa a dirigir espetáculos líricos em São Paulo e no Rio de Janeiro. É mais ou menos nesta época que ele tira o primeiro lugar no concurso para compor o Hino à Proclamação da República. 

Em 1890, Miguéz ocupou o cargo de diretor do Instituto Nacional de Música, atual Escola de Música da UFRJ. O reconhecimento do seu trabalho está presente no nome da principal sala de concerto da escola, o Salão Leopoldo Miguéz. Para exercer com maestria a sua função como diretor, ele viaja mais uma vez à Europa e, com isso, introduz melhorias significativas no ensino e na administração da instituição. 

Durante muito tempo, a produção musical de Leopoldo Miguéz ficou esquecida, principalmente com o início do movimento nacionalista. Isso porque, como a sua formação musical foi feita na Europa, as suas obras não se influenciaram pelo folclore e canções nacionais, e sim, por compositores como Wagner e Liszt. As suas peças se caracterizam por uma densidade na escrita, nas harmonias inovadoras e forma musical. 

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 19/10/2018 - 13:17

Mais do programa