Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os mais premiados compositores de trilha sonora para cinema

Nesta edição do Caderno de Música, ouça composições de Alan Menken, John Barry e John Williams

Caderno de Música

No AR em 09/02/2019 - 11:45

No próximo dia 24, ocorrerá uma das premiações mais importantes do cinema, a grandiosa cerimônia do Oscar, que existe desde 1929. A partir de 1935, foi incluída a categoria de Melhor Trilha Sonora Original, e vários compositores passaram a ter seu trabalho reconhecido internacionalmente. 

O Caderno de Música deste sábado (09) e das próximas semanas, fala sobre alguns dos mais importantes e premiados compositores de trilha sonora para cinema. 

Ouça no player acima.

Um dos mais premiados compositores de todos os tempos é o americano Alan Menken, que já recebeu oito Oscars, além de sete Globos de Ouro e 12 Grammys, isso sem contar com as quase 20 indicações ao prêmio da Academia. Aliás, entre todas as categorias do Oscar, ele é tido como a pessoa viva com o maior número de premiações. Ele se tornou mundialmente conhecido com suas consagradas trilhas de filmes da Disney, como “A Pequena Sereia”, “A Bela e A Fera”, “Aladdin”, dentre muitas outras.

Outro grande compositor de música para cinema, que ganhou um total de quatro prêmios Oscar, foi o britânico John Barry, que se tornou mundialmente conhecido pelas várias trilhas que escreveu para os filmes de James Bond. Ele recebeu a estatueta do Oscar pelas músicas dos filmes “Born Free”, de 1966, “O Leão no Inverno”, de 1968, “Entre dois amores”, de 1985, e “Dança com Lobos”, de 1990, filme produzido, dirigido e estrelado por Kevin Costner. 

O programa vai falar também sobre o famosíssimo John Williams, tido como um dos mais populares compositores americanos da atualidade. Williams é o homem vivo mais vezes indicado ao Oscar (foram 50 vezes no total), ficando atrás, historicamente, apenas de Walt Disney, com 59. Das inúmeras indicações ao prêmio, ele ganhou cinco vezes a estatueta do Oscar, pelas músicas dos filmes “O violinista no telhado”, “Tubarão”, “Star Wars”, “ET” e “A lista de Schindler”. Também são de sua autoria outros temas como “Indiana Jones”, “Superman” e “Harry Potter” que, apesar de não terem recebido o prêmio, contribuíram para o sucesso e popularidade do compositor.

O Caderno de Música vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM

Criado em 08/02/2019 - 12:10

Mais do programa