Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Doctor Atomic”, de John Adams, é a ópera de destaque deste domingo

Ópera Completa segue com as gravações finalistas ao prêmio Gramophone de 2019

Ópera Completa

No AR em 06/10/2019 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (06) segue com as gravações finalistas ao Prêmio Gramophone de 2019. Nesta edição, confira a ópera “Doctor Atomic”, de John Adams.

Ouça a MEC FM:

A ópera em dois atos “Doctor Atomic” (doutor atômico), do compositor americano contemporâneo John Adams, estreou em São Francisco, na California, em primeiro de outubro de 2005 e logo se tornou um grande sucesso. A boa receptividade de “Doctor Atomic” foi tamanha, que logo foi apresentada em outros continentes. A ópera também já recebeu diversas gravações e, em 2007, foi realizado um documentário sobre a criação desta obra. 

Com libreto de Peter Sellars, “Doctor Atomic” se concentra no grande estresse experimentado pelos responsáveis pelo teste da primeira bomba atômica, conhecido como o teste “Trinity”, realizado no laboratório em Los Alamos. Com grande parte do texto adaptado de documentos do governo dos Estados Unidos, o libreto se concentra nos principais atores do Projeto Manhattan, especialmente Robert Oppenheimer (considerado o "pai da bomba atômica"), além do General Leslie Groves e Kitty Oppenheimer, esposa de Robert. 

Confira, no programa, uma gravação de 2018 de “Doctor Atomic”, de John Adams, com o barítono canadense Gerald Finley, a soprano americana Julia Bullock, a Orquestra da BBC de Londres, sob a regência do próprio compositor. Esta gravação está entre as finalistas ao prêmio Gramophone e da BBC Music Magazine. O álbum também ganhou o prêmio de gravação do ano do Presto Classical, Opus Klassik Awards e disputou o Grammy de 2019.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 04/10/2019 - 09:48

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa