Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira especial "300 anos de Johann Friedrich Agricola", no Caderno de Música

Programa traz a vida e obra deste importante compositor e organista alemão, cujos 300 anos foram comemorados no dia 4 de janeiro

Caderno de Música

No AR em 18/01/2020 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (18) fala sobre a vida e obra do compositor alemão Johann Friedrich Agricola, cujos 300 anos de nascimento foram celebrados no último dia 4 de janeiro. 

Ouça no player acima.

Nascido na Turíngia, na Alemanha, no dia 4 de janeiro de 1720, Johann Friedrich Agricola estudou música em Leipzig, e foi um dos principais alunos de ninguém menos do que Johann Sebastian Bach.

Considerado um dos maiores organistas do seu tempo, boa parte do catálogo musical de Agricola foi escrita para diversos instrumentos de teclado, como órgão e cravo. Ele também se tornou um dos mais importantes compositores de ópera e peças vocais. O seu primeiro grande sucesso no gênero foi a ópera cômica “Il Filosofo convinto in amore”, apresentada em 1750, que lhe rendeu um cargo na corte de Frederico, o Grande. 

Além de uma séria de óperas italianas e peças para teclado, o catálogo musical de Agricola inclui também diversos lieder, prelúdios para corais e música sacra, especialmente oratórios e cantatas. Outra grande contribuição de Agricola para a história da música foram os seus variados escritos teóricos e críticos sobre temas musicais, além da co-autoria de um obituário para Johann Sebastian Bach, que escreveu junto com Carl Phillip.

Confira mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 17/01/2020 - 08:24

Mais do programa