Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a conversa com Tárik de Souza sobre sambalanço

O ritmo ficou conhecido nos anos 1960 como "a bossa que dança"

Roda de Samba

No AR em 25/01/2020 - 12:10

Neste programa, vamos voltar no tempo, viajar para os anos 1960, descer na zona norte do Rio de Janeiro para dançar em um baile de Ed Lincoln, animado pelo seu órgão elétrico Hammond, acompanhado pelo violão e guitarra de Durval Ferreira, e a batucada de chaves de Orlan Divo. A bossa é de balançar...
 
De acordo com o Dicionário da história social do samba, de Nei Lopes e Luiz Antônio Simas, o sambalanço “é um estilo de samba surgido no Rio de Janeiro, a partir do ambiente de bailes e boates”. Feito para dançar, o sambalanço surgiu como contraponto à bossa nova - tocada para ouvir sentado, quase em clima de concerto.
 
Para saber mais sobre o Sambalanço, trouxemos para a nossa roda, o jornalista e crítico musical Tárik de Souza. Ele lançou há alguns anos o livro “Sambalanço, a bossa que dança – um mosaico”, pela editora Kuarup Produções. O livro foi feito com o material colhido para o documentário com o mesmo nome e que ainda não entrou em cartaz no circuito comercial.
 
Tárik assina o roteiro do filme “Sambalanço, a bossa que dança”, que foi dirigido por Fabiano Maciel. A seguir os principais trechos da entrevista que fizemos por telefone com Tárik de Souza.

O Roda de Samba tem produção e apresentação de Gilberto Costa e sonoplastia de Messias Melo.

Ouça o programa completo:

Criado em 28/01/2020 - 19:17

Mais do programa