Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Liga do Brasil é a terceira do mundo com mais rotatividade de atletas

Centro Internacional de Estudos do Esporte analisou 87 campeonatos

Assinar podcast

No Mundo da Bola

No AR em 08/04/2020 - 16:36

O Campeonato Brasileiro é o terceiro do mundo com maior rotatividade de jogadores, conforme levantamento do Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES, sigla em inglês). Segundo o relatório, que analisou 87 ligas de primeira divisão nas últimas cinco temporadas, cada time da última Série A do Brasileirão mandou a campo, em média, 35 atletas diferentes em uma mesma edição do torneio.

O Goiás é o clube do país que mais jogadores diferentes utilizou (143). Já o Palmeiras é o que apresentou menor rotatividade (91) - ainda assim, quase o dobro de times grandes ou medianos do futebol europeu. O relatório, aliás, tem predomínio de times sul-americanos entre os que mais variaram seus elencos. São 14 clubes do continente no top-20 do estudo.

O repórter Lincoln Chaves repercutiu as estatísticas com o diretor da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp) e professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), Ary Rocco Júnior.

Confira mais sobre a rotatividade de jogadores na reportagem:


Por conta da pandemia de coronavírus, os programas No Mundo da Bola e Bate Bola Nacional estão temporariamente suspensos e devem retornar à grade da Rádio Nacional do Rio de Janeiro assim que possível.

 

Criado em 08/04/2020 - 16:36

Mais do programa