Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Orquestra Filarmônica Tcheca interpreta a Oitava Sinfonia de Shostakovich

Programa segue com o concerto realizado em 10 de setembro de 2019 no Royal Albert Hall, em Londres

BBC Proms

No AR em 12/07/2020 - 12:00

Neste domingo (12), confira mais um BBC Proms, o maior festival de música clássica do mundo. O programa segue com o concerto realizado em 10 de setembro de 2019 pela Orquestra Filarmônica Tcheca e o maestro Semyon Bychkov, que interpretam a Sinfonia número 8, de Shostakovich

Shostakovich escreveu sua Oitava Sinfonia em poucas semanas durante o verão de 1943 e teve sua primeira apresentação em Moscou em novembro do mesmo ano. Apesar de Shostakovich ter afirmado às autoridades que a filosofia por trás desta sinfonia era de enaltecer a vida, a música não tenta encobrir certo sofrimento. A obra traz uma intensidade de sentimentos, incluindo uma grande atmosfera de pessimismo. Como este não era o tipo de peça patriótica edificante exigida pelas autoridades da União Soviética, o compositor precisou se justificar as duras acusações da época. 

Segundo o maestro Semyon Bychkov, a obra fala sobre esperança e brutalidade, e sobre as imensas perdas do povo Soviético em meio à Segunda Batalha de Smolensk, em 1943. Com mais de uma hora de duração, essa é uma das maiores sinfonias compostas por Shostakovich e foi apresentada na íntegra durante a edição de 2019 do BBC Proms. 

 

Criado em 09/07/2020 - 15:57

Mais do programa