Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Batuta relembra o talento do Tamba Trio em show histórico

No repertório, canções do espetáculo na Sala Cecília Meirelles, em 1983, com o trio em formação original

Rádio Batuta

No AR em 11/07/2020 - 20:00

O Tamba Trio é tema da próxima edição do Rádio Batuta. Neste sábado (11), a série Especiais relembra a importância do grupo para a música brasileira, trazendo o áudio do show histórico na Sala Cecília Meirelles, em 9 de junho de 1983. A apresentação, por décadas restrita à memória dos espectadores presentes, agora está disponível no YouTube, no canal do Instituto Piano Brasileiro. 

Formado na década de 1960 no Rio de Janeiro, o Tamba Trio tinha Luiz Eça no piano e nos vocais; Bebeto Castilho no contrabaixo, sopros e vocais; e Hélcio Milito na percussão, bateria e vocais. O espetáculo de 1983 reúne a composição original, após anos em diferentes formações, e apresenta grandes sucessos do trio, que acabava de lançar o disco “20 anos de bossa”.

Integram a edição as entrevistas com Bebeto Castilho, Marcelo Camelo (sobrinho de Bebeto), Fernanda Quinderé (viúva de Luiz Eça) e o baterista Edu Ribeiro, que fala sobre o estilo da percussão de Hélcio Milito. Cada integrante do grupo recebe um olhar minucioso sobre suas contribuições, evidenciando a personalidade forte de cada músico para o sucesso do conjunto. 

Entre detalhes do show e depoimentos marcantes, o Rádio Batuta homenageia um dos trios mais originais e expressivos formados na era da Bossa Nova.

Confira o repertório completo da edição:

  • Evangelho (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro)
  • Samba da minha terra (Dorival Caymmi)
  • 1º movimento da Sonata No.16 para piano, KV. 545, em dó maior (Mozart)
  • Asa branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)
  • Prelúdio (Luiz Eça e Bebeto Castilho)
  • Moça flor (Durval Ferreira e Lula Freire) – Bebeto Castilho em 1975, com acompanhamento de Luiz Eça e Hélcio Milito
  • Tamba (Luiz Eça)

 

Ouça a MEC Rio:

Rádio Batuta apresenta “Especiais”, com apresentação de Lucas Nobile e edição de Filipe Di Castro. Ouça nas noites de sábado, às 20h na Rádio MEC e na MEC FM.
 

Tags:  Tamba Trio

Criado em 10/07/2020 - 18:37

Mais do programa