Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Casa do Choro ganha programação digital

Plataforma on-line vai disponibilizar cursos, shows e acervo audiovisual

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 30/09/2020 - 12:02

Criada para valorizar e disseminar um dos patrimônios musicais brasileiros, a Casa do Choro resolveu responder aos desafios da pandemia de coronavírus aumentando seu alcance. Neste fim de semana, entra no ar a Casa do Choro digital, plataforma on-line para transmissão de cursos e shows e que também vai disponibilizar um rico acervo audiovisual sobre esse gênero, que é um dos mais antigos do mundo ainda em atividade.

Ouça no player acima a matéria da repórter Tâmara Freire, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

A presidente do Instituto Casa do Choro, Luciana Rabello, diz que o projeto está sendo inaugurado neste momento em que as atividades presenciais do espaço foram suspensas, mas não tem data para acabar.

Entre o acervo que a plataforma vai disponibilizar estão preciosidades como as gravações feitas pela Acari Records, gravadora especializada em música brasileira, além de um vasto material para pesquisa, filmes e documentários. A Casa de Choro Digital também lança em formato de podcast um compilado do programa Jacob e seus discos de Ouro, apresentado por Jacob do Bandolim na Rádio Nacional. Na década de 60, o compositor e instrumentista apresentava na emissora raridades e lançamentos fonográficos, tecia críticas musicais e ainda contava histórias, como essa sobre o dia em que ele teve um mau súbito no meio de uma apresentação, ao fantasiar com um mundo dominado pela música.

A programação de lançamento da plataforma começa no dia 3 de outubro com a apresentação de um bandão reunido on-line, a partir do núcleo virtual da Escola Portátil de Música, a qual a Casa do Choro é associada. O núcleo, iniciado durante a pandemia, já reúne cerca de 1.200 alunos, sendo 25% estrangeiros.

Em seguida será feita a premiére do filme Choro Carioca, dirigido por Zeca Ferreira, que mostra os diversos ritmos que foram as matrizes do choro e como ele evoluiu até os tempos atuais. Luciana diz que a falta do tête-à-tête será sentida, mas que a programação a distância também tem seus pontos positivos

A agenda segue entre os dias 5 e 9, quando a plataforma oferecerá sua primeira formação, o workshop Choro Para todos, com artistas renomados abordando diversos aspectos do ritmo.

E no dia 10, a Casa do Choro abre pela primeira vez o seu auditório virtual com o show Senhora das Canções, uma homenagem aos 100 anos de Elizeth Cardoso, pela voz de Mônica Salmaso.

Tags:  Casa do Choro

Criado em 30/09/2020 - 12:01

Mais do programa