Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Qual a correta destinação de carcaças de animais mortos no campo?

Preocupação se deve especialmente à falta de uma regulamentação específica para a remoção e destinação que atenda os aspectos sanitários, ambientais e econômicos

Nossa Terra

No AR em 20/03/2017 - 08:37

O Programa Nossa Terra recebe o pesquisador Everton Krabbe da Empraba Suínos e Aves para tratar sobre um problema que afeta a maioria das propriedades rurais produtoras de suínos, aves e bovinos, que é a destinação de carcaças de animais que morrem por causas rotineiras ou catastróficas. A preocupação se deve especialmente à falta de uma regulamentação específica para a remoção e destinação que atenda os aspectos sanitários, ambientais e econômicos. 

Segundo o pesquisador, há duas estratégias para a correta destinação de animais mortos: o tratamento dentro do estabelecimento agropecuário ou a remoção para centrais de tratamento. Em ambos os casos, é necessário avaliar o cenário e as condições em que a morte ocorreu.Vale lembrar que o óbito de animais por doenças de notificação obrigatória deve ser comunicado ao Serviço Veterinário Oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

 

Destinação de animais mortos
Destinação de animais mortos (Lucas Scherer)

Mais do programa