Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto na Câmara dos Deputados propõe criação de Cadastro Nacional dos Animais Domésticos

Cadastro deverá conter as informações de identificação e endereço do proprietário

O programa Nossos Bichos recebe a diretora técnica da Ong Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, a médica veterinária Vânia Plaza Nunes, que fala sobre a proposta de criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos. Ela explica que a ideia do cadastro é interessante, mas é um grande desafio.

"Nós temos que lembrar que nós temos um país de dimensão continental. São mais de 7600 cidades que nós temos no País e, na verdade, isso gera uma demanda para que nós tenhamos um sistema eletrônico que possa ler as informações de forma ampla. É importante que ele seja criado e pensado de uma forma que facilite realmente o reconhecimento de quais são os animais que pertencem a quais pessoas", destaca a veterinária.

 

A especialista lembra que será necessário um conjunto de medidas para que o cadastramento dos animais ocorra de uma forma adequada. O registro precisará ser único e o responsável pelo animal terá que manter as informações atualizadas, em caso de mudança de endereço ou até mesmo de dono do bichinho. 

O cadastro pode ajudar no caso de animais perdidos ou que estejam em situação de vulnerabilidade. Mas Vânia destaca que será preciso uma rede de atendimento nos órgãos governamentais para que o monitoramento seja feito de forma adequada. 

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

 

Nossos Bichos vai ao ar aos domingos, às 10h na Rádio Alto Solimões e às 12h na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 07/08/2018 - 13:15 - Episódio Proteção e a Lei

Mais do programa