Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Animais idosos precisam de atenção especial

Especialista dá dicas para uma velhice saudável e feliz

O programa Nossos Bichos entrevistou a veterinária Luana Sartori sobre animais idosos.

Ouça no player abaixo:


Animais idosos apresentam mais dificuldade na absorção de nutrientes e, principalmente, no ritmo da digestão. Por isso, é imprescindível que tenham ração de qualidade, específica para animais acima dos sete anos. 

Outro ponto fundamental é controlar o peso do animal e evitar o sobrepeso. Uma ração específica também combate a formação do tártaro, fundamental na saúde e longevidade. Luana lembrou ainda que para modificar algo na alimentação do animal é indicado o acompanhamento de um veterinário, pois a rotina deve ser alterada aos poucos, conforme orientação do especialista.

Em relação a brincadeiras, caminhadas e exercicios, o indicado é que se tenha bom senso, visto que os animais não têm a mesma flexibilidade de quando eram filhote. 

Os animais idosos sentem mais frio, porque eles ficam mais sensíveis às mudanças na temperatura.

Para saber se o seu pet está com frio, alguns sinais podem ser detectados.

 

“Eles procuram o sol e costumam deitar em pisos mais quentinhos”, contou Luana. 

 

Segundo a veterinária, o tutor precisa ser paciente nessa fase de vida dos animais, que se tornam mais carentes e amorosos.

Luana ainda alertou para manter a rotina no ambiente onde o animal idoso vive. Realizar grandes mudanças na casa, como alterar os móveis de lugar, pode causar confusão no animal.

Nossos Bichos vai ao ar aos domingos, às 10h, na Rádio Nacional do Alto Solimões e às 12h na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 06/05/2019 - 11:47 - Episódio Saúde Animal

Mais do programa