Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como lidar com a "adolescência" dos animais de estimação?

Preguiça, desobediência e desejo de liberdade são algumas das características desse período

O Nosso Bichos conversa com o médico veterinário Cleiton Rupolo, especialista da Nutrire. Ele falou sobre a fase da adolescência de cães e gatos.

Ouça no player abaixo:


Rupolo destacou que adolescência de um cão surge aos seis meses de idade e vai até os 18 meses. Além das mudanças físicas, ocorrem alterações comportamentais. 

O veterinário afirmou que aprender e brincar são os lemas de um gato adolescente. Nessa fase da vida, o animal é cheio de energia e precisa se divertir bastante para gastar tudo isso. 

Ele também falou sobre as consequências, como móveis estragados e as famosas fugas. Outra característica marcante dessa fase é a demarcação do território - feito tanto por machos como fêmeas.

Rupolo comentou sobre a importância da castração como forma de evitar esse comportamento, além de ser importantíssimo para a saúde do felino.

 

“Uma gata no cio pode incomodar os vizinhos e é muito desconfortável para o bichano", afirmou.

 

O veterinário aconselhou tratar o animal com afeto e determinação durante esse período.

Nossos Bichos vai ao ar aos domingos, às 10h, na Rádio Nacional do Alto Solimões e às 12h na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional da Amazônia.

 

Criado em 10/06/2019 - 14:50 - Episódio EDUCA BICHO

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa