Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quais são as necessidades dos abrigos de animais na pandemia?

Quem responde a essa pergunta é a fundadora do abrigo Flora e Fauna, em Brasília, Orcilene Arruda

Nossos Bichos

No AR em 29/06/2020 - 15:44

O Nossos Bichos conversou com a fundadora da Associação Protetora dos Animais Abrigo Flora e FaunaOrcilene Arruda, sobre o abandono de cães e gatos, que aumentou bastante neste período de isolamento.

Ouça no player abaixo:


Segundo ela, muito se deve à desinformação de grande parte da população sobre a contaminação do coronavírus. Mas o animal não passa o vírus da Covid-19 para as pessoas.

 

"Muitos animaizinhos foram abandonados porque seus donos perderam o emprego ou muitas pessoas sendo despejadas", citou a fundadora, como alguns dos argumentos. 

 

Atuando há 15 anos no DF, Orcilene cita na entrevista as principais necessidades do abrigo.

 

"A nossa maior luta, o trabalho em si não é cansativo, é prazeroso. Mas o estresse é em virtude de não termos um suprimento garantido mensalmente, como suprir as necessidades junto ao veterinário. Nós não temos um recurso fixo. Nós dependemos 100% de doações, então nós vivemos pedindo, em dinheiro mesmo ou espécie", disse.

 

Nesse período, as entrevistas para adoção dos animais ficaram mais rigorosas também. "As adoções diminuíram também e nós estamos mais receosos. Por que uns estão abandonando e outros estão querendo adotar? Sabemos que o animalzinho ajuda muito quanto ao estresse, solidão, mas os animais não podem ser a muleta, o remédio das pessoas. E quando essa pessoa voltar ao normal? A gente dá o direito de a pessoa devolver o animal, o que é preferível a ele ir para a rua. Mas nós queremos uma adoção responsável", afirmou.

Orcilene falou ainda sobre a parceira com algumas clínicas veterinárias. No bate-papo, ela contou como as pessoas podem colaborar com o abrigo.

 

"A gente recebe tudo mesmo. O que não dá para o bazar a gente usa com os animais. Os lençóis, as toalhas, os móveis e remédios também. Aqui a demanda é bem grande", finalizou

 

Nossos Bichos vai ao ar aos domingos, às 10h, na Rádio Nacional do Alto Solimões e às 12h na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 29/06/2020 - 17:15 e atualizado em 29/06/2020 - 17:14

Mais do programa