Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arvo Pärt está no O Que Há de Novo! desta semana

Contemporâneo e sucesso de vendas de CDs nos anos 80, compositor estoniano é tema do programa, com suas peças para piano

O Que Há de Novo

No AR em 31/03/2019 - 00:00

Hoje com 83 anos, o compositor nascido na Estônia, Arvo Pärt, é um compositor campeão de vendas em CDs na década de 1980 e também no formato digital. Começou sua carreira fazendo música tonal, quando o leste europeu ainda era integrado a União Soviética. Ficou um tempo sem compor, no período da Guerra Fria, mas quando a repressão comunista abrandou, ele voltou trazendo uma pesquisa sobre sinos e começou, também, a fazer música Supertonal. Nesse mesmo período, desenvolveu a técnica de Tintinnabuli, caracterizada por dispor de dois tipos de vozes, em que a primeira é formada de arpejo e a segunda move-se, na partitura, diatonicamente. Essa técnica lhe rendeu um grande sucesso junto ao público.

João Marcos Coelho, apresentador do programa, traz as gravações do pianista holandês Ralph Van Raat, que reuniu em um CD suas reproduções das músicas para piano compostas por Arvo.

O Que Há de Novo! é um programa da Rádio Cultura, apresentado por João Marcos Coelho. Esta edição vai ao ar na virada de sábado (30) para domingo (31), à meia-noite, na RÁDIO MEC FM, 99,3 MHz.

Criado em 29/03/2019 - 11:44

Mais do programa