Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça música russa no O Que Há de Novo!

Exemplo de artista sufocado por regimes políticos totalitários, João Marcos Coelho conta a história do compositor ucraniano Nikolai Roslavets, criador dos acordes sintéticos

O Que Há de Novo

No AR em 24/03/2019 - 00:00

Nascido em 1880 na Ucrânia, que na época era politicamente governada pelo império russo, Nikolai Roslavets foi estudar violino e composição em Moscou. Depois de se formar em 1912, já aderiu a formas de composições inovadoras. Criou um método próprio de composição formulando um acorde harmônico de seis ou mais notas que chamou de acordes sintéticos.

Roslavets foi editor do Jornal Cultura Musical de tendência experimental e defendia as inovações vindas da Europa. Mas já durante a revolução comunista, no final de 1920, perdeu todos os seus cargos e teve que se isolar.

João Marcos Coelho traz a evolução de Roslavets como compositor em peças para violino e piano, caracterizadas por sua falta de pulso regular e tonalidade definida.

O Que Há de Novo! É um programa com produção da Rádio Cultura apresentado por João Marcos Coelho, que vai ao ar na virada deste sábado (23) para domingo (24), à meia-noite, na Rádio MEC FM.

Ouça ao vivo no player abaixo:

Criado em 23/03/2019 - 14:00

Mais do programa