Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Que Há de Novo! apresenta a voz "quase humana" do violoncelo de Mischa Maisky

Violoncelista Mischa Maisky executa sonata e lieds de Brahms transcritas para violoncelo e piano

O Que Há de Novo

No AR em 08/03/2019 - 21:00

Para essa ocasião pós folia, João Marcos Coelho queria trazer para o programa um repertório de músicas que pudesse usá-las para esse momento de reflexão que caracteriza a quaresma no calendário católico, quando, remexendo suas gravações, encontrou uma nata do violoncelista Mischa Maisky.

Aos 71 anos, o letão Maisky, que vive atualmente na Bélgica, tem tocado em seu violoncelo, com grandes interpretes, obras de grandes compositores. O que lhe rendeu muitos prêmios, dentre outros, três da Academia de Tóquio.

João Marcos reproduz algumas dessas interpretações no programa: a 1ª Sonata para violino e piano de Brahmas, Op. 78, numa transcrição para violoncelo e piano tocada por Mischa Maiscky e Pavel Gililov e outros lieds de Brahms também na transcrição violoncelo e piano, como “O canto da Cotovia”, Op. 70, No. 2; “Ode Sáfica”, Op. 94, No. 4 e as três primeiras das quatro últimas canções do Op. 121, são elas em tradução literal: “Pois o Destino dos Homens e dos Animais é o Mesmo; a Morte de Um é a Morte do Outro”; “Estimei os Mortos mais Felizes que os Vivos” e “Oh, Morte! Quão Amarga és Tu”, respectivamente.

O que Há de Novo! é um programa da Rádio Cultura apresentado por João Marcos Coelho que vai ao ar sexta às 21h na RÁDIO MEC FM.

Criado em 08/03/2019 - 18:45

Mais do programa