Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Compositor soviético Lev Knipper está no O que Há de Novo!

Knipper, que foi integrante da KGB Soviética, ficou conhecido por compor a melodia da “Canção das Estepes”, uma das músicas mais cantadas pelo Coro do Exército Vermelho.

O Que Há de Novo

No AR em 17/04/2019 - 18:28

No programa O que há de Novo, que vai ao ar nesta sexta (19), o apresentador João Marcos Coelho traz as obras do compositor soviético Lev Knipper. Nascido em 1898 em Tbilisi, na Geógia, era sobrinho da famosa atriz Olga Knipper. Lutou na guerra civil Russa e foi um entusiasta da revolução comunista. Lev Knipper serviu durante cinco anos ao Exército Vermelho antes de estudar música em Moscou com o compositor do Império Russo Reinhold Glière, em 1921. Fez todo tipo de experimentação musical e, voluntariamente, já com a Rússia sob os mandos de Stalin, foi para o Tajiquistão coletar canções folclóricas para seguir fielmente a cartilha do Realismo Socialista. Em 1934, de volta à capital russa, apresentou sua Quarta Sinfonia, “Polyushko Polye”, que incluía a famosa “Canção das Estepes”.

Em abertura dos documentos secretos da União Soviética em 2008, descobriu-se que desde muito cedo Knipper era agente secreto da KGB e cabeça de uma missão elaborada para a Segunda Guerra Mundial. Havia nos documentos o plano de que, numa hipótese de Moscou cair nas mãos dos Nazistas, dançarinas, artistas e músicos teriam de fazer apresentações armados no intuito de matar os generais alemães e Lev Knipper ficaria responsável de matar o próprio Hitler, se tivesse a chance.

Knipper compôs dezenas de sinfonias e concertos e foi muito prestigiado pelos soviéticos, ganhando prêmios como a Ordem do Distintivo de Honra, Prêmio Stalin e Artistas do Povo da RSFSR.

O Que Há de Novo! é uma produção da Rádio Cultura e conta com a apresentação de João Marcos Coelho. Esta edição vai ao ar na virada de sábado (13) para domingo (14), à meia-noite, na RÁDIO MEC FM, 99,3 MHz, com reprise terça-feira, 1h.

 

Criado em 17/04/2019 - 18:37

Mais do programa