Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jimmy Giuffre e seu jazz camerístico estão no programa O que Há de Novo!

Clarinetista de improvisação livre, Giuffre foi um dos grandes músicos do estilo West Coast que influenciou a Bossa Nova de Tom Jobim e João Gilberto

O Que Há de Novo

No AR em 28/04/2019 - 00:00

O que Há de Novo apresenta, nesta virada de sábado (27) para domingo (28), o jazz de estilo livre do clarinetista texano Jimmy Giuffre e sua história como um dos principais nomes do subgênero jazzístico West Coast, que influenciou gerações de músicos nas décadas de 50 e 60 do século passado, incluindo os criadores da Bossa Nova.

Giuffre foi um músico que tinha sua própria maneira de tocar jazz. Fez arranjos para a big band de Woody Hermans, sendo “Four Brothers”, para a seção de saxofone da banda, o mais famoso. Em 1961, Jimmy Giuffre deu forma definitiva a um trio ao lado do pianista Paul Bley e do contrabaixista Steve Swallow. Gravou em três de março de 1961 o primeiro LP “Fusion”, buscando imprimir nas músicas um sentido livre em tonalidade e forma.

O segundo LP, “Thesis” foi gravado um mês depois. Logo, em 1992, a gravado ECM, do produtor Manfred Eicher, fez questão de comprar os tapes originais dessas gravações, lançando-os em dois CDs, dos quais o apresentador João Marcos Coelho tira o repertório desta edição do programa.

O Que Há de Novo! é uma produção da Rádio Cultura e conta com a apresentação de João Marcos Coelho.

Esta edição vai ao ar na virada de sábado (27) para domingo (28), à meia-noite, na Rádio MEC FM, 99,3 MHz, com reprise terça-feira, 1h.

Criado em 26/04/2019 - 17:28

Mais do programa