Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O que Há de Novo! homenageia pianista Randy Weston e o jazz de raiz

Norte-americano falecido em setembro do ano passado, Weston teve expressividade no jazz por sua conexão com a música ancestral africana

O Que Há de Novo

No AR em 07/04/2019 - 00:00

João Marcos Coelho apresenta, no O que Há de Novo! desta sexta-feira (05), um programa inteiro dedicado ao pianista Randy Weston. Nascido no Brooklyn, Weston começou sua carreira com apresentações em Nova York na década de 1940. Pouco tempo despois, mudou-se para Lenox, Massachusetts, onde começou aprender mais sobre raízes africanas, aplicando ancestralidade em suas músicas, sob influência de Duke Ellington e Thelonious Monk. Weston Viajou por toda a África na década de 1960 e chegou a dizer, em entrevista, que o quê ele pensava ser moderno no jazz, descobriu, nessas viagens, que já existia a milhares de anos na África. Randy Weston morreu em primeiro de setembro de 2018 reconhecido como um embaixador da música africana no mundo.   

Com a intenção de juntar todas as características do estilo musical de Weston, que traz em suas obras um caráter hipnótico e estabelece um clima de transe ou mantra, como dizem alguns especialistas, é apresentado no programa o álbum “Earth Birth”. O show de gravação do álbum aconteceu num festival de jazz em Montreal, Canadá, em 1995, com Randy Weston no piano, Christian McBride no contrabaixo, Billy Higgins na bateria, junto com uma orquestra de cordas contendo 13 violinos, oito violas, quatro violoncelos e um contrabaixo, tendo como arranjadora a trombonista e compositora Melba Liston.

O Que Há de Novo! é uma produção da Rádio Cultura e conta com a apresentação de João Marcos Coelho. Esta edição vai ao ar na virada deste sábado (06) para domingo (07), à meia-noite, na RÁDIO MEC FM, 99,3 MHz.

Criado em 05/04/2019 - 18:53

Mais do programa