Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Igor Levit interpreta ciclo de variações de Frederic Rzewski

Terceiro programa dedicado ao mais recente lançamento do pianista

O Que Há de Novo desta sexta (23) apresenta o último programa dedicado ao álbum triplo do pianista russo Igor Levit. Em sua segunda gravação na carreira, o jovem intérprete reuniu ao lado das consagradas "30 Variações Goldberg", de Johann Sebastian Bach, e "33 Variações Diabelli", de Ludwig van Beethoven, as "36 Variações sobre "O povo unido jamais será vencido", de Rzewski, destaque do programa desta semana. 

 

Nas palavras de João Marcos Coelho, a história da obra:Em 1975, o governo norte-americano selecionou artistas para criar e/ou encomendar obras comemorativas dos 200 anos da Revolução Americana de 1776. Ao pedir algo para Rzewski, a pianista Ursula Oppens detonou um processo virtuosamente agudo: ele acabara de assistir a um show do grupo folclórico chileno Quilapayún. Lá ouviu a canção do chileno Sergio Ortega que embalou os militantes da resistência às ditaduras latino-americanas, incluindo a nossa [brasileira]. Assim nasceram estas geniais 36 variações (...)".

 

O ato de Igor Levit não se mostra apenas como uma escolha musical, mas como um ato político, ao colocar o ciclo do compositor norte-americano ao lado de nomes tão importantes como Bach e Beethoven.

 

Clique no player abaixo para ouvir a MEC FM ao vivo.

O Que Há de Novo é transmitido toda sexta, às 22h, na Rádio MEC FM Rio.



Criado em 22/12/2016 - 14:19 e atualizado em 22/12/2016 - 14:36

Mais do programa