Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Onde Canta o Sabiá celebra os 50 anos da Jovem Guarda

José Ricardo, Jerry Adriani e Roberto Carlos serão homenageados por

Neste sábado, Gerdal dos Santos celebra os 50 anos da Jovem Guarda, no programa Onde Canta o Sabiá, transmitido das 9h às 10h da manhã.

 

De acordo com informações do site oficial do cantor Roberto Carlos, assim surgiu a Jovem Guarda: "Há 50 anos atrás surgia um novo programa para a juventude: o Jovem Guarda. A TV Record precisava de uma atração jovem para fazer frente às concorrentes e, além disso, as tardes de domingo estavam vagas por causa da proibição da transmissão ao vivo dos jogos do campeonato paulista. Surgiu a ideia de contratar Roberto Carlos e Celly Campello para serem os apresentadores de um programa para a juventude. Celly recusou-se a voltar à vida artística. Escolheram então Erasmo Carlos, autor da música de sucesso que seria o título do programa (Festa de Arromba) e Wanderléa para dividirem o palco com Roberto Carlos. Os três ponderaram que a música iria passar e o título ficaria sem força. Foi escolhido então Jovem Guarda, que simbolizava este momento em que a juventude ganhava voz. Era domingo, 16h30 do dia 22 de agosto de 1965..."

 

Clique no player para ovir a Rádio Nacional ao vivo!

 

 

 

Três nomes da Jovem Guarda serão lembrados nesta edição de Onde Canta o Sabiá: José Ricardo, Jerry Adriani e Roberto Carlos.

 

José Ricardo (1939 - 1999), patrono do Instituto Funjor, mantido por sua esposa e filhos, começou sua carreira artística ainda criança. Entre outros muitos fatos, segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, "Contratado pela RCA Victor, gravou, em 1964, um compacto simples com a canção 'Eu que amo somente a ti', versão de Aldacir Louro para a canção italiana 'Io che amo solo te', de Sérgio Endrigo. A gravação foi hit em programas de rádio como "Grande parada Pastilhas Valda", apresentado por César de Alencar, na Rádio Nacional".

 

Jerry Adriani, paulista, segundo sua biografia, estourou em 1965, com a música "Um Grande Amor", de seu primeiro LP gravado em português. Frequentador assíduo da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em programas como o Alô Daisy, apresentado por Daisy Lúcidi, e o Musishow, de Cirilo Reis.

 

Roberto Carlos, o Rei. Iniciou sua carreira ainda em Cachoeiro de Itapemirim, onde começou a aprender piano no conservatório da cidade, em 1948. Em meados dos anos 1950 transferiu-se com a família para o Rio de Janeiro, indo morar no subúrbio de Lins de Vasconcelos. Nesse período, começou a se interessar por rock. No final dos anos 50, por intermédio de Otávio Terceiro, entrou em contato com a turma da Rua do Matoso, na Tijuca, passando a conhecer Erasmo Carlos, Tim Maia e Jorge Bem (hoje Jorge Benjor). As informações são do Dicionário da MPB e o restante dessa história será contada por Gerdal dos Santos, neste sábado.

 

Onde Canta o Sabiá é transmitido das 9h às 10h da manhã, apresentado por Gerdal dos Santos.



Criado em 21/08/2015 - 21:15 e atualizado em 21/08/2015 - 19:35