Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ópera Completa apresenta “Lakmé”, de Léo Delibes

O programa atende ao pedido da ouvinte Placídia Pinotti e traz "Lakmé", de Delibes, com Gregory Kunde, José van Dam, Natalie Dessay e regência de Michel Plasson

Ópera Completa

No AR em 01/10/2017 - 17:00

O Ópera Completa deste domingo (01) atende ao pedido da ouvinte Placídia Pinotti e apresenta “Lakmé”, ópera em três atos de Léo Delibes.

Ouça a MEC FM no player abaixo:

Composta em 1882, a ópera “Lakmé”, de Leo Delibes, foi apresentada pela primeira vez em 14 de abril de 1883, na Opéra-Comique, em Paris. Devido à sua forma convencional, estilo exótico e riqueza melódica, a ópera obteve sucesso desde a sua estreia. “Lakmé” possui libreto em francês escrito por Edmond Gondinet e Philippe Gille e é baseada na história de Théodore Pavie intitulada "Les babouches du Brahamane", e na novela “Le Mariage de Loti”, de Pierre Loti. 

Situada na Índia britânica em meados do século XIX, “Lakmé”, assim como outras óperas francesas da época, tenta captar o ambiente do Oriente visto através dos olhos ocidentais, de uma forma bastante exótica, o que estava em voga na época. Isso ocorreu também com “Turandot”, de Puccini, e “Aida”, de Verdi. A ópera possui inúmeras passagens famosas, dentre as quais podemos destacar a ária "Où va la jeune Hindoue", que também possui uma versão em italiano e é uma das preferidas para soprano coloratura, além do famoso “Dueto das Flores”, interpretada pelas personagens Lakmé e Mallika no início do primeiro ato.

Não perca! Ópera Completa vai ao ar no domingo, às 17h, na MEC FM.

 

Criado em 28/09/2017 - 09:26 - Episódio Ópera Completa 01/10/2017

Mais do programa