Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ópera Completa traz "O Nariz", de Shostakovich

Em homenagem aos 100 anos da Revolução de 1917, o programa apresenta “O Nariz”, do compositor que mais representa este período na Rússia

Ópera Completa

No AR em 29/10/2017 - 17:00

O Ópera Completa deste domingo (29), em homenagem aos 100 anos da Revolução de 1917, apresenta a ópera “O Nariz”, do compositor que mais representa este período na Rússia, Dmitri Shostakovitch.

A ópera em três atos “O Nariz” foi escrita em 1928, quando Shostakovitch tinha apenas 22 anos de idade, e é considerada uma de suas maiores obras. Ela foi feita na União Soviética, em um período em que existia uma política muito liberal para a música. Por isso, a obra apresenta enorme riqueza e ousadia criativa do ponto de vista rítmico, harmônico (em que predomina a dissonância) e orquestral, com instrumentos específicos usados como leitmotif, como a flauta alto representando o nariz, e a corneta e o xilofone como o Major Kovaliov.

Ouça a Rádio MEC FM no player abaixo:

 

O libreto de “O Nariz”, foi escrito por Yevgeny Zamyatin, Georgi Ionin, Alexander Preis e pelo próprio compositor. Sua história é uma adaptação do conto satírico de mesmo nome escrito em 1836 pelo autor russo Nikolai Gógol. Em um ambiente surrealista, a ópera fala sobre o alto e pomposo Major Kovalyov, que acorda um dia e descobre que seu nariz ganhou vida própria e saiu pelas ruas de São Petersburgo.

Não perca! Ópera Completa é neste domingo, às 17h, na MEC FM.

Criado em 24/10/2017 - 11:22 - Episódio Ópera Completa 29/10/2017

Mais do programa