Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Óperas infantis de Britten e de Rafael Bezerra são os destaques do Ópera Completa

O programa homenageia o mês da criança com obras desses compositores com temática infantil

Ópera Completa

No AR em 15/10/2017 - 17:00

O Ópera Completa deste domingo (15), em homenagem ao mês das crianças, apresenta duas óperas com temática infantil escritas em diferentes estilos: “O limpador de chaminés”, do compositor inglês Benjamin Britten, e “Os irmãos repentistas e os pandeiros encantados”, do brasileiro Rafael Bezerra.

“The Little Sweep”, ou “O limpador de chaminés”, no Brasil, é uma ópera em um ato e três cenas de Benjamin Britten e libreto de Eric Crozier. Esta ópera é a segunda parte de uma produção maior para palco intitulada “Let's Make an Opera!”, que inicia com uma peça de teatro na qual os personagens estão criando uma ópera que, no caso, será o “Limpador de chaminés”. Um dos principais objetivos destes dois trabalhos complementares é introduzir o público ao universo operístico, desmistificando o gênero como algo difícil ou para um público seleto.

A outra ópera que será apresentada no programa é “Os irmãos repentistas e os pandeiros encantados”. A montagem é de 2015, no projeto “A Escola vai à Ópera”, que ocorre anualmente e é idealizado e coordenado pela maestrina Maria José Chevitarese. Assim como a música, o libreto de “Os irmãos repentistas e os pandeiros encantados” é de autoria de Rafael Bezerra. O compositor buscou inspiração no movimento armorial nordestino para escrever sobre uma história fantástica na qual os pandeiros de um casal de irmãos são capazes de prever o futuro.

Ouça a Rádio MEC FM ao vivo:

Não perca! Ópera Completa. Domingo, às 17h, na MEC FM.

Criado em 11/10/2017 - 12:15 - Episódio Ópera Completa 15/10/2017

Mais do programa