Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk” no Ópera Completa deste domingo

No elenco o destaque para o tenor sueco Nicolai Gedda, a soprano russa Galina Vishnevskaya, e a regência de Mstislav Rostropovich

Ópera Completa

No AR em 27/05/2018 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (27) atende ao pedido da ouvinte Placídia Pinotti e apresenta Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk, de Dimitri Shostakovich.

Considerada uma das obras mais marcantes do século XX, a ópera em quatro atos é baseada em uma novela homônima do escritor Nikolai Leskov. Com libreto de Alexander Preys, a peça narra uma história de amor e traição na Rússia do século XIX, pontuada por um argumento sombrio, com bastante violência, erotismo e morte. O título faz referência a Lady Macbeth, a anti-heroína da tragédia Shakesperiana de Macbeth (1606).

A ópera estreou em 1934 no teatro Mály de Ópera, de Leningrado e obteve bastante sucesso de público e de crítica. Porém, a música desagradou o regime stalinista, que a considerou “amoral” e a censurou por quase três décadas, o que deixou a ópera esquecida por alguns anos. Esta foi a última ópera de Shostakovich. Nos anos 1960, ele chegou a compor uma nova versão, suprimindo as partes mais controversas. Entretanto, hoje em dia, a composição original é a mais executada.

E para o programa, uma das gravações mais importantes desta ópera, com a soprano russa Galina Vishnevskaya, no papel principal de Katerina; o tenor sueco Nicolai Gedda, como Sergey; e o maestro russo Mstislav Rostropovich.

Não perca! Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Ouça ao vivo pelo player abaixo:

Tags:  ópera Música

Criado em 25/05/2018 - 10:44 - Episódio Ópera Completa 27/06/2018

Mais do programa